13 - O que é Déjavú (ou Djavú)?


O que diz a religião: 

Déjavu é quando você tem uma sensação de já ter passado em um local que aparentemente nunca esteve, ou fazer, falar ou ouvir algo que nunca havia acontecido, é quase como uma previsão do futuro. Isso se deve às vidas passadas, você viveu dezenas de milhares de vidas e em algumas delas você teve experiências similares às de hoje, quando uma experiência de hoje se assemelha por algum motivo a algo de outra vida, temos o Déjavú.

O que é na verdade:
Existe uma área do cérebro responsável pelo recebimento de novo conhecimento, existem também uma outra área responsável pelo conhecimento já existente, o que acontece é que uma nova informação entra pelo lado do conhecimento já existente ao invés de entrar pelo lado do novo conhecimento.
Não existem maneiras exatas de se reproduzir isso, relatos sugerem que ocorram em níveis mentais extremos como relaxamento, estresse ou distração total.

Resumo: Déjavú nada mais é do que uma informação nova que entra pelo departamento de informação velha te dando a impressão de que algo que você acabou de presenciar já havia acontecido.